No grupo escoteiro a seção que se reúne as crianças que tem entre 6,5 e 10 anos recebe o nome de Alcateia. Esta alcateia está dividida em matilhas, sendo que cada uma recebe uma cor. Assim as crianças se reúnem, tornam-se amigas, e juntas vão ter os primeiros ensinamentos do método escoteiro. Na alcatéia a criança aprende viver em grupo, a ser responsável pelas suas próprias coisas.
O fundo de cena da Alcateia é baseado nas fábulas do “O Livro da Selva” de Rudyard Kipling. Como Mowgli, nossos lobinhos e lobinhas vivem como o Povo Livre da Selva e aprendem a serem livres por meio da solidariedade e do respeito à lei. A autoridade máxima da alcatéia é Aquelá, o lobo mais velho e experiente a quem todos os lobos devem respeito. Os outros personagens contribuem para educação dos lobinhos, personificando o caráter e sabedoria temos o urso Baloo, a habilidade e a força temos a pantera Bagheera e a inteligência da serpente Kaa.
Lobinhos em atividade de rastreamento, onde tinham que pelo sentido do olfato identificar alimentos.
Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho, que traz cinco artigos:
O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
O Lobinho pensa primeiro no outros;
O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
O lobinho é limpo e está sempre alegre;
O Lobinho diz sempre a verdade.
Antes que possamos completar 11 anos somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem, para podermos nos despedir da alcateia.
Caminho da Jângal
O mapa de progressão é uma forma de ajudar você a conquistar o Cruzeiro do Sul, o distintivo mais importante do seu Ramo! Como lobinho, você tem muitas responsabilidades, mas também muita diversão pela frente.
Para deixar essa caminhada mais fácil, o mapa de progressão do Ramo Lobinho pode ser usado para marcar todo o seu crescimento.
A partir de sua entrada na alcateia, o Akelá vai acompanhar seu desenvolvimento, dando uma ajudinha sempre que você precisar. Ao aprender tarefas simples, que são feitas no nosso dia a dia, você mostra que consegue se cuidar e que sabe o quanto é importante cada um fazer a sua parte.
Para chegar ao Cruzeiro do Sul, há um caminho que você precisa seguir – para cada item que você completar, um sinalzinho deve ser feito no mapa.
Isso vai ajudar você e o Akelá a lembrar de todos os detalhes de sua jornada. Além disso, você precisa conquistar cinco especialidades, uma Insígnia de Interesse Especial, participar de três acampamentos ou acantonamentos e ir na maioria dos sábados de atividade no seu grupo escoteiro.
Mãos à obra, lobinho!