Nosso Grupo

O 132° Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes foi fundado no dia 26 de julho de 1992, véspera do aniversário de São José dos Campos, nas dependências do SESI. A criação deste Grupo Escoteiro foi iniciativa de diversas pessoas da comunidade, dentre elas dos chefes escoteiros Carlos Eugênio Bakos e Paulo Hiroshi Kishi.

A primeira denominação do Grupo foi "Grupo Escoteiro do Ar SESI", sendo seu nome alterado para homenagear o marechal Eduardo Gomes, personalidade brasileira que foi responsável pela criação da FAB - Força Aérea Brasileira, dentre tantas atuações na história do Brasil.

No dia 2 de Abril de 2005, o Grupo Escoteiro passou a ter a sua sede para atividades dentro do PRÓVISÃO, a convite da diretoria da entidade.

Nestes vários anos de convívio o PRÓVISÃO empenhou um grande apoio cedendo o espaço para os materiais e atividades, e suas instalações também para eventos especiais tanto deste Grupo Escoteiro quanto para o 32° Distrito Escoteiro. Foram dezenas de reuniões, encontros, cursos para jovens e cursos para formação de adultos. Nas dependências do PRÓVISÃO centenas de adultos voluntários do Movimento Escoteiro de todo Estado de São Paulo receberam treinamento e orientação.

Em reconhecimento a este apoio ao Escotismo no estado de São Paulo, a pedido de nosso Grupo Escoteiro, a União dos Escoteiros do Brasil - Região São Paulo concedeu ao PRÓVISÃO o Certificado de Responsabilidade Social nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Em 2022 o grupo precisou mudar as suas atividades e sair do PRÓVISÃO, nos mudando para a Fundação Hélio Augusto de Souza, a FUNDHAS, iniciando uma bela parceria em prol da juventude local.

História do Escotismo

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.

A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo. O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras.

Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser utilizado pelas escolas britânicas. E foi assim, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.

Campanha de 100 anos

Marcado por histórias individuas e coletivas de transformação, o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil homenageia todos os escoteiros que fizeram, fazem e farão parte deste legado.